9 de jun. de 2015

Da Boca do Lobo para o Mundo

Andressa Machry, de 20 anos, está no Canadá para disputar o Mundial de Futebol Feminino pela Seleção Brasileira principal

Por: Leandro Lopes
leandro.lopes@diariopopular.com.br


Enquanto os jogadores brasileiros estão apenas começando a se preparar para a disputa da Copa América, no Chile, as jogadoras já estão no clima de competição internacional. A Seleção Brasileira Feminina chegou na última sexta-feira (4) a Montreal, no Canadá, onde joga a partir desta terça a Copa do Mundo de Futebol Feminino.

As atletas realizaram pré-temporada em Itu, no interior paulista. Entre elas, a ex-jogadora do E.C. Pelotas/Phoenix, Andressa Machry, de 20 anos. Conhecida como Andressinha, a meia vem figurando nas convocações desde a Seleção Sub-17.

Natural de Roque Gonzales, Andressinha já perdeu as contas de quantas vezes foi chamada para representar o país. Ela começou a carreira em Santa Rosa, mas teve em Pelotas sua primeira grande oportunidade. "O Pelotas/Phoenix foi o início de tudo. Sempre falo para o Marcos Planela que vou ser eternamente grata. Foi ele quem acreditou em mim, mesmo eu sendo nova. Depois de lá as portas se abriram", diz a atleta, que hoje atua pelo Kindermann, de Santa Catarina.

Andressinha veste a camisa da Seleção Brasileira desde as categorias de base. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
A jovem não sente a pressão de estar pela primeira vez na Seleção principal - ela foi capitã nas categorias Sub-17 e Sub-20 - mas garante que desta vez a situação é especial. "Eu já tive a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo na base, mas dessa vez é diferente por estar na principal e jogar ao lado de jogadoras que eu sempre assistia na televisão", conta. A gaúcha jogará ao lado de nomes consagrados da modalidade, como Cristiane, Formiga e Marta - eleita cinco vezes a melhor do mundo.

Em uma postagem no seu perfil do Facebook, Andressinha resume a alegria por vestir a camisa verde e amarela no Canadá: "Muito feliz por mais essa oportunidade de representar o meu país!"


Ex-técnico orgulhoso
Marcos Planela foi - digamos - o grande descobridor do talento de Andressinha.

Ele era auxiliar da Seleção Brasileira quando a menina - na época com 13 anos - participou de uma "peneira" de atletas. "Ela chamou a atenção e eu tive que indicá-la para a CBF, mesmo com pouca idade. Depois disso ela veio para o Pelotas e se transferiu para o futebol catarinense, sempre aparecendo na lista de convocadas para representar o Brasil", diz o treinador, que não esconde a satisfação por ter participado do processo de descoberta e lapidação da jovem.

Marcos Planela em visita a craque da Seleção Brasileira
Planela vê a Copa do Mundo do Canadá como uma grande oportunidade para Andressinha no time adulto. Sem histórico de lesões graves e com potencial técnico diferenciado, o técnico acredita que ela dificilmente ficará fora das Olimpíadas no ano que vem. "Ela ainda vai jogar muitos anos pelo Brasil. Já é uma das principais jogadoras de futebol do país e deve estar nos Jogos Olímpicos de 2016."

Satisfeito com as atuações da jogadora, o ex-comandante ressalta a preocupação dela com os estudos. Andressinha faz faculdade de Educação Física e é referência para as demais companheiras no esporte. Planela se diz emocionado ao ver a menina com a amarelinha. "É realmente emocionante. Na primeira partida como titular do time adulto do Brasil ela marcou um gol de falta contra a China. Eu assisti ao jogo em casa e chorei. Não consegui conter as lágrimas. É uma emoção e uma alegria como um familiar meu chegando ao topo, conseguindo um êxito exuberante na carreira. É como se fosse minha filha, ou minha irmã caçula", revela, orgulhoso.

Andressinha em 2009 com a camisa do Pelotas
A competição
A participação brasileira na Copa do Mundo do Canadá começa nesta terça-feira, contra a Coréia do Sul, no Estádio Olímpico de Montreal, às 20h. Durante o período de preparação para o Mundial, Andressinha chegou a treinar entre as titulares. Segundo Marcos Planela, há a possibilidade de a gaúcha começar jogando a partida.

Esta é a 7ª edição do campeonato, que já teve como campeãs as seleções dos Estados Unidos e Alemanha (duas vezes cada), além de Noruega e Japão - última equipe a levantar a taça. A melhor participação brasileira foi o vice-campeonato em 2007, quando perdeu a final para as norte-americanas na China.

O Brasil está no grupo E, com Coréia do Sul, Espanha e Costa Rica.

Andressinha em preparação para a Copa do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário