5 de jun. de 2010

Bate-Papo com Marcos Planella

Hoje começaremos uma série de entrevistas com pessoas que de alguma forma fizeram, e estão fazendo a história do E.C. Pelotas/Feminino.
Para dar  inicio, tivemos um breve bate-papo com Marcos Planela, o idealizador, coordenador e técnico das Lobas: 

Uma analise sobre as mudanças de visão sobre o futebol feminino em pelotas desde o inicio ( 25 de Julho de 1996) do Projeto E.C. Pelotas/Feminino?
Planela - Ainda está longe de termos as condições ideais e necessárias que essas meninas mereciam ter, mas já houve significativas evoluções no que se diz respeito à visibilidade de mídia, aceitação da comunidade/sociedade em geral (mudança cultural) e também em termos de apoio, mas como disse anteriormente ainda é um processo lento.
Dentro de campo temos obtido excelentes resultados como o título invicto do Campeonato Gaúcho de 2008, participações nas Copas do Brasil de 2008 e 2009. Tivemos também nove atletas chamadas para representar a seleção brasileira entre sub-20, sub-17 e equipe principal. Fora as diversas conquistas em torneios e campeonatos locais e regionais
Julgo que nesses 14 anos de jornada do Projeto, firmamos uma marca, um espaço que ganhou espaço não só em Pelotas ou no Rio Grande do Sul, mas também a nível nacional. Hoje temos sete atletas formadas aqui, jogando em equipes fora do estado.

Quem foi a primeira menina convocada para a seleção?
Planela - A primeira convocada foi a Beatriz Borges, em 2005, então com 15 anos, foi convocada para a sub20, já que em 2005 ainda não existia a categoria sub17.

Qual foi a sua reação e do grupo, ao ver uma atleta criada nas bases do E.C.Pelotas/Feminino vestir a amarelinha?
Planela - A repercussão foi excelente em todos os sentidos, tanto para ela quanto para nossa equipe. Dentro do grupo foi um fator a mais de motivação para todas, como digo até hoje “a Bia abriu as portas da Seleção para as Lobas. Criamos desde entao uma relação de credibilidade junto a CBF, “graças a Deus”.

Dá para citar um grande momento da equipe?
Planela - Difícil, apesar da constante luta, houveram vários momentos marcantes, mas enfim. Destaco a campanha invicta na conquista do Campeonato Gaúcho de 2008.

Expectativas quanto ao futuro do Projeto?
Planela - Espero poder ter a oportunidade de desenvolver um projeto aqui em Pelotas que valorize nossas atletas e que possamos inverter esta lógica de descobrirmos, formamos e perdemos jovens de talento para outros clubes e estados onde elas podem ser valorizadas.

Uma mensagem para todas as meninas que já passaram pelo grupo das Lobas.
Planela - Agradecimento e reconhecimento a cada uma das mais de 500 meninas e mulheres que construíram com “sangue, suor e lágrimas” a estrada e a história de alegria e conquistas do futebol feminino áureo-cerúleo. Mulheres de garra, talento e determinação!

Por: Comunicação E.C Pelotas/Feminino

Um comentário:

  1. Marcos parabéns,
    O seu trabalho, esforço e dedicação concerteza terá reflexo no gramado.
    sucessos.

    ResponderExcluir