9 de ago. de 2017

Da Boca do Lobo para os Estados Unidos!

Com apenas 18 anos, Julia Oliveira e Débora Maciel vão das Lobas EC Pelotas Phoenix para os gramados norte-americanos no mês de agosto.



Duas jogadoras das categorias do Pelotas/Phoenix estão rumando aos Estados Unidos para um novo passo em suas carreiras. A lateral ambidestra Julia Oliveira e a atacante Débora Maciel, ambas de 18 anos, embarcam no mês de agosto para jogar em uma liga universitária americana.
A dupla foi contemplada com bolsas de estudo através de um convênio entre o Pelotas e o projeto GO USA, dirigido pelo empresário Thiago Silva. Ele representa, entre outras atletas, a meia-atacante Andressinha, estrela da Seleção Brasileira feminina que disputou as Olimpíadas do Rio 2016 e também teve passagem pelas Lobas. A parceria de intercâmbio visa levar jogadoras de bom rendimento técnico e escolar para as ligas norte-americanas. Ambas jogarão a NJCAA, uma das três ligas universitárias do país.
Débora Laquiman Maciel, natural do Capão do Leão, tem passagens pela Seleção Brasileira sub-20 em 2015, já enquanto atuava pelas Lobas, onde está desde 2013. Ela irá para a Tyler Junior College, do Texas. No próximo dia 24 de agosto, a jovem deixa o país em busca do sonho nos Estados Unidos. Demonstrando confiança diante do desafio, ela falou sobre a mudança de país, "Estou bem ansiosa, pois sei que vai ser uma realidade totalmente diferente da que o futebol feminino no Brasil me proporciona". Quanto à adaptação, ela arrisca até na língua. "Espero conseguir me adaptar da melhor forma possível e responder bem às expectativas do meu coach de lá. Terminando minha faculdade, a intenção é não voltar, mas me profissionalizar em algum clube americano".
No Texas, Débora vai estudar por cerca de dois anos matérias gerais e buscar aperfeiçoamento para seu inglês. Porém, se estiver adaptada à língua após o primeiro ano, poderá mudar de instituição, já que uma outra universidade também demonstrou interesse em contar com ela. Após essa preparação, a atleta pretende cursar Fisioterapia. Sobre o Pelotas, Débora diz que o clube mudou sua realidade, ajudando a amadurecer como atleta e como pessoa.
A outra jogadora que foi contemplada com a bolsa é Julia Oliveira. Natural de Canoas, não é a primeira vez que a lateral, que joga em ambos os lados da defesa, deixa sua casa em busca do crescimento no esporte. Ela veio para Pelotas em 2016 justamente para se juntar às Lobas, ano em que foi campeã gaúcha sub-17 no clube. A atleta irá jogar e estudar na universidade de Iowa Central, no estado do Iowa.
Em conversa com o Diário Popular, Julia ressaltou a importância do Pelotas na sua formação como atleta. "O Marcos (Planela, diretor do futebol feminino do clube) ficou a par dos meus sonhos e por dentro da minha vida pessoal. Ele sempre foi um pai, que alimentou meus sonhos e me fez acreditar que tudo poderia ser real". Sobre a ida para os EUA, a atleta afirma que vai tentar se adaptar rapidamente com a língua e a cultura americana. Além disso, considera essencial responder às expectativas dentro de campo. Assim como Débora, ela irá fazer matérias gerais na universidade para facilitar a adaptação. Mas além do rendimento como atleta, Julia quer aproveitar a ida aos Estados Unidos para cursar Medicina. A viagem de ida está marcada para a próxima segunda-feira, dia 14.

Marcos Planela diz que o sentimento do clube é de orgulho por mais um grande feito do futebol feminino do clube. Pessoalmente, ele demonstra sua satisfação. "É um novo horizonte que se abre, já que elas são as duas primeiras de várias que virão a vir na sequência. Os EUA são a maior potência da modalidade, e lá o esporte é gerido com os nossos dois pilares, que são justamente a educação e o esporte. Fico muito feliz por levar esse tipo de oportunidade a duas meninas como a Débora e a Júlia"

Matéria: Jornal Diário Popular
Foto: A.I do ECP

Nenhum comentário:

Postar um comentário