21 de out. de 2013

FUTEBOL FEMININO DEBATIDO EM BRASÍLIA

RUMOS NO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL FOI DEBATIDO EM BRASÍLIA

Mesmo com a seleção feminina de futebol sendo umas das melhores do mundo, a falta de investimentos nesta categoria ainda é visível, no Brasil. No intuito de debater formas de mudar esse quadro, a Comissão de Turismo e Desporto promoveu, nesta terça-feira (1), audiência pública com autoridades e especialistas. A reunião foi requerida pelo deputado José Stédile (PSB-RS) e comandada pelo presidente do colegiado, deputado Valadares Filho (PSB-SE).
"Não está havendo investimentos porque as federações tem dado prioridade ao futebol masculino e porque ainda não tem um respaldo popular”, afirma Stédile. O socialista lamentou o fato do esporte estar quase abandonado e lembrou que é possível promover a descoberta de várias jogadoras talentosas pelo País. “Quanto ao preconceito, ele sempre vai existir, mas eu acredito que, jogando cada vez mais, poderemos combater este comportamento”.
O deputado Romário (PSB-RJ) colocou em cheque o fato de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terceirizar o campeonato brasileiro da categoria, que acontece atualmente com 18 equipes. “Eu acredito definitivamente que, para dar certo no Brasil, o futebol feminino precisa ter uma confederação específica”, disse o ex-craque.


Em contrapartida, o ex-técnico da seleção feminina de futebol René Simões, acredita que a própria CBF é capaz de mudar esse quadro. “Esta entidade é quem pode definir o futuro do futebol feminino. O Brasil sofrerá uma pressão enorme para levar a medalha de ouro em 2016 e essa é nossa obrigação”, explicou René.
Para o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, o campeonato realizado hoje é um grande começo para dar início a uma nova era no esporte. “É melhor reclamarem do que foi feito e, assim, teremos a chance de melhorar, do que reclamar do que não foi feito”, completou.
Infelizmente, o preconceito da sociedade com as jogadoras também é um entrave, segundo os participantes da audiência, para o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro. “Acredito que isso deve ser combatido já nas escolas”, opinou o supervisor do Departamento de Futebol Feminino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ronaldo Santos.
Segundo Marcos Planela Barbosa, Coordenador Geral do Futebol Feminino do Esporte Clube Pelotas, as dificuldades de todas as equipes são enormes. Nenhuma delas tem recursos necessários para desenvolver um trabalho a altura do potencial e da dedicação de inúmeras de meninas e mulheres de norte a sul do Brasil."
PROJETO NA CÂMARA
Tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara projeto de lei (PL 5307/13), do deputado José Stédile (PSB/RS), que destina 5¢ de qualquer investimento público em clubes de futebol masculino para o futebol feminino.
O relator da matéria, deputado Sérgio Zveiter (PSD/RJ), já aprovou o texto original. A proposta deve ser votada na semana que vem.
Att,
Marcos Planela Barbosa


E.C. Pelotas/Phoenix

14 de out. de 2013

LOBAS PERDEM E ESTÃO FORA DA FINAL

CAMPEONATO GAÚCHO DE FUTEBOL FEMININO 2013
ESTÁDIO DA BOCA DO LOBO - DOMINGO(22/09) - 15HS
EC PELOTAS/PHOENIX 1 x 5 ATLÂNTICO F.C.

AS FINAIS SERÃO DISPUTADAS NO MÊS DE OUTUBRO,ENTRE AS EQUIPES DO ATLÂNTICO E DO CANOAS. 


Como um(a) LOBO(A) ainda estamos "lambendo as feridas." Buscando entender o que houve no dia de ontem. Ganhar,perder,empatar faz parte do universo do esporte,mas dá forma como aconteceu foi "exagerado e injusto - 5x1.

Sem deixar de reconhecer os méritos do Atlântico, se o resultado mostra o que foi o jogo, foi exagerado pela qualidade,dedicação e comprometimento de nossa equipe, ao longo de toda competição, inclusive no outro confronto contra esta mesmo equipe,em Erechim.

Estamos decepcionados com nossa performance em casa, junto aos nossos amigos,familiares,colaboradores e simpatizantes, quando conseguimos mobilizar a imprensa e tivemos o melhor público de um jogo de futebol feminino em Pelotas(em jogo isolado-não sendo em preliminar de profissionais), a história desta partida não diz o que somos e fizemos ao longo da temporada e arranha nossa imagem de equipe vencedora.
A equipe é jovem, com algumas atletas inexperientes e em alguns momentos "sente" esta condição. Mas afirmo, não existe um diferença técnica entre as duas equipes que justifique este placar ocorrido. Foi uma atuação atípica,"fora da curva" acendente em que vínhamos. 
Estamos em processo de avaliação interna,buscando entender o que houve,de manteira lúcida e construtiva,sem buscar vilões ou culpados.
No domingo que vem(29/09) o grupo se reapresenta e discutiremos com todos e todas a campanha, o jogo passado e os próximos passos, já que temos o segundo semestre e outras competições pela frente.
Na segunda(30/09) viajo à Brasília, para participar da Audiência Pública sobre Os Rumos do Futebol Feminino no Brasil,na CTD da Câmara dos Deputados.
São 18 anos de trabalho com futebol feminino e 17 anos de trajetória das LOBAS,com muito mais conquistas,alegrias e vitórias do que momentos ruins. 
Seguiremos em frente !!!

REGISTRO AGRADECIMENTO ESPECIAL À PREFEITURA DE PELOTAS pelo apoio na cedência do alojamento do ECOCAMPING MUNICIPAL,bem como pela cobertura proporcionada pela GUARDA MUNICIPAL à Delegação do Atlântico, ao Major Guilherme, Sub-Comandante do 9 BIMTZ, por toda logística proporcionada à nossa equipe e ao amigo e excelente profissional, Roberto Fehrenbach, por qualificar nosso trabalho de bastidor na preparação para o jogo.



APOIO/PATROCÍNIO: BISCOITOS ZEZÉ,PREFEITURA DE PELOTAS, 9 BIMTZ, EXPRESSO EMBAIXADOR, RELOJOARIA BONOW, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS,INSTITUTO LEDA BACCI PARA O DESENVOLVIMENTO, SESC,MERCADO TOCA DO COELHO, FARMÁCIA INVIVO, PERLATUR, CLOROFINA, TELE-TÁXI PELOTAS, CERENEPE E DEPUTADO FEDERAL JOSÉ STÉDILE.
Att,
Marcos Planela Barbosa
E.C. Pelotas/Phoenix